Veja 6 dicas valiosas de educação financeira para jovens

Veja 6 dicas valiosas de educação financeira para jovens

Apesar da juventude ser o momento mais propício para se pensar no futuro, muitas vezes não é isso que acontece. Por esse motivo, promover a educação financeira para jovens é um desafio muitas vezes subestimado. Infelizmente, estamos tratando de uma geração que não poupa, que se endivida logo cedo e tem pouca ou nenhuma educação financeira.

Por isso, preparamos esse post com 6 dicas valiosas que fazem parte de uma nova geração de jovens que quer garantir uma vida tranquila e financeiramente controlada.

1. Analise sua situação atual

Essa análise vai ajudar a traçar um perfil de consumo e, a partir dele, estabelecer um plano de ação, seja para quitar dívidas ou para começar a poupar.

2. Planeje seus gastos

Coloque no papel o que você deseja para o futuro, seja daqui a um mês ou dez anos. Mas seja realista e estabeleça meta factíveis. Não tem nada mais desanimador do que criar objetivos impossíveis logo no início.

3. Faça uma poupança

Depois de planejar os gastos, que tal abrir uma poupança? Crie o hábito de poupar não apenas para atingir seus objetivos, mas para criar uma reserva nos momentos de crise ou quando houver imprevistos.

4. Não gaste mais do que ganha

Para não fechar o mês no vermelho e fazer mais débitos, experimente usar a regra dos 50-15-35. É um sistema simples que tem como propósito controlar as despesas do mês considerando três grandes grupos:

  • → 50% para gastos essenciais, ou seja, aqueles necessários para você se manter no dia a dia;
  • → 15% para prioridades financeiras como a quitação de dívidas, caso esteja endividado; ou para a construção de uma reserva de emergência;
  • → 35% para manter seu estilo de vida. São aqueles gastos que não são essenciais e podem ser cortados em um momento de crise.

5. Corte as despesas supérfluas

Comprar por impulso é um hábito e deve ser modificado com urgência.

6. Aproveite a tecnologia

Já que vivemos na era da tecnologia, por que não aproveitar? Existem aplicativos e ferramentas online que vão facilitar – e muito! – sua vida.

E se precisar de um empréstimo, busque por financeira confiável.

Fonte: Organizze

Skip to content